Como manter-se atualizado na área contábil?

Muito se fala sobre oportunidades, carreira e a visibilidade do profissional contábil da atualidade. Mas, esse profissional tem enfrentado um grande desafio na busca da qualificação necessária para as novas exigências no mercado, que por estar em constante mudança, torna essa tarefa um círculo vicioso de atualização. A pressão para manter-se em dia com uma legislação que muda diariamente é extenuante, portanto, a primeira saiba que não importa o quanto você se mantenha atualizado, em algum aspecto da sua carreira você ficará desatualizado.

Mas como pode o profissional da contabilidade lidar com tudo isso?

 

Segue quatro dicas oportunas:

1. Faça uma grande atualização de conhecimento todos os anos

Recomendo que o profissional contábil busque participar de cursos de educação continuada para aprimorar seu conhecimento. O ideal é que tais cursos tenham uma carga horária justificável, que permita um aprofundamento mínimo nesta atualização. Tais cursos poderão compreender tanto aprimoramentos em suas especializações, como novos conhecimentos de áreas ligadas a sua especialização.

2. Participe de palestras, convenções e workshops regularmente

Tais eventos ajudam o profissional contábil a manter-se em dia com atualizações fiscais e tributárias. Essas participações poderão trazer-lhe insights que auxiliarão o seu desenvolvimento profissional e aproveitamento de novas oportunidades de mercado.

3. Aprenda algo diferente

Escolha atividades pessoais que não tenha qualquer influencia com o conhecimento contábil para ampliação de conhecimento pessoal. A exemplo disso destaco: vinhos, instrumentos musicais, artes e outros assuntos. Essa diversidade de conhecimento pode ampliar as oportunidades de mercado e abrir novos horizontes de conhecimento para a vida pessoal e profissional.

4. Leia, leia e leia

A leitura deve fazer parte do dia a dia do profissional contábil, por isso, falar sobre isso é mais do que redundante. Se estiver lendo esse artigo, provavelmente é um profissional que reconhece essa necessidade.

O conhecimento adquirido pelo profissional da contabilidade é altamente perecível, portanto não se engane em achar que por ter aprendido algo novo ele continuará novo por muito tempo, pois quando ele se dissimila quase sempre já tem algo novo para aprender. Diante disso, o segredo é ser seletivo nos livros que adquire, pois não raro vejo livros técnicos recém lançados que já estão desatualizados.

O cenário para o profissional contábil é desafiador, mas está repleto de novas oportunidades. Mas, tenha certeza que um profissional atualizado terá maiores condições de ser bem sucedido.

Por isso sucesso na atualização do seu conhecimento!

Baixe Livro Marketing Contábil 2.0

admin

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *