Você é um contador ou possui uma empresa de contabilidade?

Recentemente numa consultoria de marketing contábil notei a dificuldade do meu cliente em identificar a si mesmo como um profissional liberal ou empresa de serviços contábil. Baseado nisso decidi publicar um artigo para ajudar você a identificar a sua forma de atuação no mercado. Segue 4 dicas para ajudá-lo:

 

1) Foco profissional

O foco de um profissional liberal é dado no nome dele e não na empresa. Fica claro que o contratante está contratando os serviços deste profissional ainda que ele utilize ajuda de profissionais para auxilia-lo.

 

2) Tamanho do escritório

Um profissional liberal pode possuir uma pequena equipe para dar apoio aos seus serviços realizados com o cliente sem deixar de ser um profissional liberal. Quando essa equipe incluem outros profissionais que realizam serviços técnicos o enfoque passa a mudar para empresa de serviços.

 

3) Limitação de atendimento

Uma empresa normalmente não terá limitação de atendimento no mercado, podendo ampliar a sua base profissional caso deseje crescer, já um profissional liberal não tem como atender mais do que a sua capacidade pessoal lhe permita.

 

4) Personificação

Se o cliente o identifica como peça chave de atendimento e serviço contábil prestado provavelmente você se enquadra como profissional liberal. Por exemplo, o meu cliente contrata os meus treinamentos e consultorias e nunca de um profissional representado por mim, mesmo que eu esteja representado por uma pessoa jurídica.

 

Cabe lembrar que o sucesso tanto de uma empresa de serviços profissionais como de um profissional liberal depende de estratégias de marketing contábil acertadas e aplicáveis a cada tipo de empresa. Por isso não deixe de estudar o assunto e conte comigo com a ajuda necessária para o seu sucesso profissional.

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SOBRE ANDERSON HERNANDES

Anderson Hernandes é especialista em marketing e marca profissional, formado em contabilidade e marketing, palestrante e escritor de sete livros, incluindo duas grandes referencias no mercado: “Marketing Contábil – Estratégias para Empresas de Contabilidade” e “O Poder da Marca Pessoal nos Negócios – 10 armas poderosas para o seu marketing pessoal”. 

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